A estomatologista do Cecon, Dra. Beatriz Coutens, comentou que a mucosite, inflamação da mucosa oral, é um dos principais efeitos colaterais dos tratamentos oncológicos

A estomatologia do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon), ministrou a palestra “Julho Bordô – em apoio ao combate da mucosite oral em pacientes oncológicos” nesta quarta-feira (3), pela manhã, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A dentista foi convidada pelo deputado estadual Dr. Hércules, presidente da Comissão Estadual de Saúde e Saneamento para falar sobre a campanha nacional “Julho Bordô”, que atua no combate da mucosite oral em pacientes oncológicos.

O evento, além dos deputados, reuniu também médicos, estudantes de Odontologia e dentistas da área oncológica no plenário da Assembleia. A Dra. Beatriz Coutens comentou que a mucosite oral é um dos principais efeitos colaterais dos tratamentos de câncer, quando se faz a radioterapia e a quimioterapia. “A campanha é importante porque é preciso falar sobre a mucosite oral, pois ela é um dos principais efeitos que interrompe o tratamento, pois afeta diretamente no diagnóstico do paciente”, explica a dentista.

A estomatologista destacou que a campanha Julho Bordô acontece simultaneamente com a Campanha nacional Julho Verde. “A Campanha Julho Verde é uma campanha nacional de conscientização ao câncer de cabeça e pescoço. O tratamento principal desse câncer é a radioterapia na região, que pode desenvolver uma mucosite grave e severa. Por isso, é importante abordar com o paciente as consequências da mucosite em tratamentos como a radioterapia e quimioterapia”, destacou a dentista.

Na ocasião, a estomatologista também apresentou resultados do seu estudo de mestrado, em que identifica uma redução de 70% para 14% o risco de desenvolver a doença a partir do uso de laser no combate a mucosite.

A estudante de Odontologia Sara Bacelar está fazendo um trabalho de Iniciação Científica sobre mucosite oral em tratamentos oncológicos e considerou a palestra da Dra. Beatriz importante para o seu trabalho. “A palestra foi muito importante porque tive informações importantes para meu trabalho”, destacou a universitária.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com mais de 60 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.

Seu corpo clínico é composto por mais de 450 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes.

O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA.

Para obter mais informações, visite www.grupooncoclinicas.com.