O projeto “Imagens que me encantam” foi realizado a partir do olhar das crianças e adolescentes atendidas pela ACACCI

Pelas lentes das câmeras, crianças, adolescentes e respectivos acompanhantes que são atendidos pela Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI) tiveram a oportunidade de mostrar um pouco da realidade de quem enfrenta o câncer numa fase tão precoce da vida. Com o projeto “Imagens que me Encantam”, os alunos do curso de Educação Física da Ufes buscaram valorizar a ação criativa das crianças e adolescentes e, com isso, reconhecê-las como autoras e produtoras culturais. O resultado desse trabalho foi apresentado no final de setembro, no Cine Metrópolis da Ufes, mas as histórias contadas permanecem e são bem atuais.

Para concretizar o projeto, alunos da Ufes realizaram, na ACACCI, oficinas em que orientaram as crianças e adolescentes sobre as funcionalidades do smartphones e fizeram produções de materiais audiovisuais. Após a oficina, as crianças, adolescentes e respectivos responsáveis reproduziram fotos e vídeos. Os alunos da Ufes selecionaram os trabalhos com base nos seguintes critérios: vídeos divertidos, vídeos de talentos e habilidades, por exemplo, dançando, cantando, tocando instrumentos musicais, tutoriais de maquiagem ou de culinária, entre outros. E fotos poderiam ser de pessoas, paisagens que eles considerem que encantam, animais e brinquedos.

Uma das crianças que participou do projeto foi Raznai Jorge, de 11 anos. Ela é de Nova Venécia e trata um tumor no ovário. A mãe da menina, Marlene Jorge, conta que a família frequenta a ACACCI desde que o câncer foi diagnosticado, em julho, ficando na instituição nos dias em que Raznai faz tratamento em Vitória. Para a mãe, o Projeto “Imagens que me Encantam” abriu os horizontes da filha, que já gostava de fotografar desde criança. “Os alunos da Ufes fizeram uma aula na ACACCI para explicar para as crianças como seria o projeto e eles fizeram fotos e vídeos para as crianças, adolescentes e famílias. Minha filha começou a fotografar coisas e as fotos ficaram lindas. Ela se descobriu como fotógrafa”, disse Marlene.

Marlene comentou ainda que o Projeto estimula a criatividade e a criança tem a oportunidade de expor coisas com as quais se identifica. “É uma forma de expressar o que ela gosta de fazer. Minha filha, por exemplo, gosta de fotografar a natureza. Plantas e animais foi o que ela mostrou. As crianças e adolescentes em tratamento oncológico são privados de muita coisa, então essa é uma possibilidade de descobrir atividades que podem fazer para se distrair”, explicou a mãe da Raznai.

Os irmãos Hugo Souza (8 anos), Stefany Souza (6 anos) e Lucca Santana (3 anos) também participaram do projeto. Os três têm anemia falciforme e são assistidos na ACACCI. Eles são de Viana e a mãe das crianças, Renata de Souza, conta que eles fazem acompanhamento na instituição porque a doença requer cuidados especiais. Na ACACCI eles têm o acompanhamento da nutricionista e de outros profissionais.

Segundo a mãe, Hugo Souza, o filho mais velho é atleta de karatê e é o primeiro atleta especial de Viana. “Hugo e Stefany treinam karatê. É bom para o desenvolvimento deles. Considero a história deles interessante, porque não é todo paciente que pode praticar uma atividade física e eles conseguem participar e ser atletas de uma modalidade esportiva”, comentou orgulhosa a mãe.

Renata disse que selecionou para o projeto fotos dos filhos treinando, que é o que gostam de fazer. “Tinha que enviar fotos e vídeos para o professor da Ufes e ele, junto com os alunos, editaram os vídeos com os pacientes. Fiquei muito orgulhosa com o resultado do trabalho, pois os meus três filhos apareceram. Eles também ficaram muito felizes em poder ver suas fotos exibidas na tela. É um motivo de orgulho para mim e para eles, que se sentiram importantes e valorizados”, explicou a mãe das crianças.

O projeto “Imagens que me encantam” faz parte de uma parceria da ACACCI com alunos e professores do curso de Educação Física da Ufes, com o apoio da ArcelorMittal Tubarão, Vale e Foto ao Vivo.