A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) promove rodada de lives com convidados especiais para debater o tema

O mês de setembro é marcado pelo movimento Setembro Dourado que tem como objetivo conscientizar a sociedade, principalmente pais, educadores e profissionais da saúde sobre o câncer infanto-juvenil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Espírito Santo são cerca de 200 casos de câncer por ano em menores de 19 anos. No Brasil, são aproximadamente, 12.500 novos casos por ano.

Para dar ainda mais espaço ao tema, a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (ACACCI) promove uma campanha que desperta para a importância do diagnóstico precoce e chama atenção para os primeiros sinais e sintomas sugestivos do câncer em crianças e adolescentes. Este ano, pela primeira vez, a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, a CONIACC, responsável pela criação do movimento Setembro Dourado, elegeu uma campanha única em todo o Brasil e a Acacci foi a vencedora do concurso.

Durante todo o mês de setembro, a Acacci realizará uma Rodada de Lives com convidados especiais. A condução dos encontros será feita pela jornalista, apresentadora, voluntária e embaixadora da instituição Taís Venancio. No dia 3 de setembro, a live será com o presidente da Coniacc, Rilder Campos, com o tema “Setembro Dourado – História e atuação da Coniacc neste contexto”. O bate-papo será realizado no instagram da Acacci (instagram.com/ acacci_oficial), às 17h.

Para a médica oncologista pediatra e conselheira da Acacci, Dra Glaucia Perini Zouain Figueiredo, que participa de uma live no dia 17 de setembro com o tema  “Setembro Dourado – Cenário do câncer infantojuvenil no Espírito Santo e a importância do diagnóstico precoce”, existem dois pontos principais quando o assunto é câncer infanto-juvenil:  aumento dos índices de cura e qualidade de vida das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer. E esses dois pontos podem ser favorecidos com o diagnóstico precoce.

“É muito importante fazer esse alerta e estar atento aos primeiros sinais. Se os pais ou profissionais de saúde perceberem alguma alteração, a criança deve ser encaminhada o quanto antes para o serviço de oncologia pediátrica. Mesmo neste momento de isolamento da pandemia, não devem esperar. O diagnóstico precoce pode salvar vidas e é também um dos fatores de minimização de sequelas”, diz a médica.

Setembro Dourado é um movimento nacional e que deve ser abraçado por diversos setores. “O câncer infanto-juvenil é um problema de todos, não só do paciente. Pais, professores, profissionais da saúde, todos devem estar atentos. Por isso a Acacci planeja ações, buscando atingir diversos públicos para ampliar o debate”, destaca a superintendente da Acacci, Luciene Sena.

Fique atento aos primeiros sinais e sintomas

– Dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças;

– Sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas;

– Febre prolongada, sem causa definida;

– Palidez progressiva;

– Vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã.

– Alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços

– Caroços em qualquer lugar do corpo;

– Ínguas que não resolvem;

– Brilho branco nos olhos.

Serviço

Rodada de lives da Acacci no instagram @acacci_oficial

03/09 – 17h –  Live: “Setembro Dourado – História e atuação da Coniacc neste contexto”, com Rilder Campos (presidente Coniacc).

08/09 – 17h – Live: “Setembro Dourado – Sinais e sintomas do câncer infantil e a importância da rápida detecção”, com a médica oncologista pediatra Dra. Teresa Fonseca.

17/09 – 19h – Live: “Setembro Dourado – Cenário do câncer infantojuvenil no Espírito Santo e a importância do diagnóstico precoce”, com a médica oncologista pediatra e conselheira da ACACCI, Dra Glaucia Perini Zouain Figueiredo.

21/09 – 17h – Live: “Setembro Dourado – A importância da Casa de Apoio no tratamento do câncer infantojuvenil”, – com profissional do serviço social da ACACCI

28/09 – 17h – Live: “Setembro Dourado – Como as Práticas Integrativas e Complementares – Pics podem ser uma aliada ao tratamento do câncer infantojuvenil”, com a médica homeopata e conselheira da ACACCI, Ana Rita Novaes

Sobre a Acacci

A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), criada em 15 de março de 1988 e tem como objetivo oferecer suporte psicossocial, integrativo e complementar às crianças e adolescentes em tratamento e às suas famílias.

A sede da Acacci fica localizada em Jardim Camburi. Diante do contexto de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a associação suspendeu as visitas às dependências da instituição. Mas para saber mais do trabalho da Acacci, acesse o site:  https://acacci.org.br .