Instituto Acalanto será responsável por prestar assistência especializada à comunidade e vai auxiliar na elaboração de políticas públicas que promovam a cultura de paz no munícipio.

De acordo com estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nos últimos 20 anos aconteceram ao menos 24 ataques violentos a escolas no Brasil. Os números foram atualizados em abril deste ano, após atentado em escola de Blumenau (SC), e englobam a tragédia ocorrida em novembro de 2022 em duas escolas de Aracruz, norte do Espírito Santo. Eventos como estes atingem toda a sociedade e levantam muitos questionamentos. Como lidar com o luto e o trauma? Como prevenir que novos casos aconteçam?

Com o objetivo de auxiliar as famílias das vítimas e de contribuir para criar uma cultura de paz na sociedade, com ações preventivas e educativas, a Prefeitura Municipal de Aracruz firmou uma parceria com o Instituto Acalanto – especializado em assistência psicológica e saúde mental. A iniciativa é apoiada pela Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (AMEAR) e recebeu recursos da Suzano.

“Entendendo a sensibilidade do tema e a relação histórica com o município, a Suzano não poderia deixar de se solidarizar com as famílias e com toda a comunidade. Estivemos envolvidos neste suporte desde o início e percebemos que o momento agora é de apoio à sociedade. E durante esse processo vamos analisar quais aprendizados são tirados e como eles podem embasar a criação de ações preventivas de novos casos”, explica o consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Leonardo Conde.

A cerimônia de assinatura desta parceria aconteceu no dia 8 de maio e contou com a presença de representantes da Suzano, Prefeitura Municipal de Aracruz, AMEAR e do Instituto Acalanto.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br