Converta, Zero Esgoto, Actiz e Persora foram selecionadas para participar do evento, que acontece em Florianópolis

 

Quatro startups capixabas estão entre os finalistas do Desafio Sebrae Like a Boss 2023, uma das competições de startups mais importantes do país. Depois de se destacarem na etapa estadual, organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), elas agora se preparam para a grande final, que acontece no Startup Summit, em Florianópolis, entre os dias 23 e 25 de agosto.

 

Em Santa Catarina, as startups Converta, Zero Esgoto, Actiz e Persora vão se apresentar para uma banca avaliadora composta por investidores, aceleradoras e grandes empresas. Ao todo, 36 startups de todo o país participam da grande final, sendo 24 na categoria mercado doméstico e 12 na categoria mercado internacional.

 

Na categoria mercado doméstico, as três primeiras colocadas vão receber um voucher exclusivo de 100% para o Sebraetec Negócios Inovadores, mentorias individuais e ainda participarão de evento nacional de investimento em novembro. A primeira colocada ainda ganha um cinturão personalizado do Desafio Sebrae Like a Boss.

 

Já na categoria mercado internacional, as seis primeiras colocadas vão representar o país no Entrepreneurship World Cup (Copa do Mundo de Empreendedorismo), sendo que as três primeiras também estarão no Meetup Global do Get In The Ring 2024. Voucher exclusivo de 100% para o Sebraetec Negócios Inovadores, troféus, medalhas e cinturão também serão entregues.

 

“É uma grande oportunidade de desenvolvimento, visibilidade e internacionalização, que se coloca como a porta de entrada para que as startups tenham acesso a muito conteúdo e oportunidades de negócios”, explica o analista da Unidade de Inovação e Mercado do Sebrae/ES Samuel Graciolli.

 

Impacto social

 

O Espírito Santo, mais uma vez, leva o maior número de representantes para o evento: são quatro startups capixabas, sendo duas em cada grupo. Uma delas é a Zero Esgoto, startup que utiliza biotecnologia para tratar o esgoto e devolver a água limpa à natureza em até seis horas e sem gerar resíduos sólidos.

 

“Nossas estações conseguem tratar o esgoto de casas, prédios, bairros e até de uma cidade inteira. Já são mais de cinco mil unidades instaladas no Brasil”, ressalta Célio Sathler, diretor de novos negócios da startup.

 

O impacto social da Zero Esgoto também pode ser entendido pelos números. Com apenas 10 anos de existência, a empresa devolveu mais de um bilhão de metros cúbicos de esgoto tratado para a natureza e alcançou 25 mil famílias.

 

“Além do mercado brasileiro, temos planos de levar nossa tecnologia para a África e o Sudoeste Asiático. Participar da Desafio Sebrae Like a Boss vai nos ajudar a ter mais visibilidade e internacionalizar o negócio”, revela Sathler.

 

Ajudando líderes

 

No mercado há pouco mais de um ano, a Persora é uma startup HRTech da área de gestão de pessoas que aposta em um software inteligente para ajudar líderes que buscam alta performance dos times e retenção de talentos.

 

“A Persora é um sistema que conecta saúde mental, cultura organizacional, perfil comportamental, motivação, e entrega para o líder o que ele precisa fazer para ter a melhor performance do time, ter uma relação saudável com a equipe. Produtividade não está ligada a mais horas trabalhadas e sim a qualidade de vida”, enfatiza Milena Nascimento, fundadora da startup.

 

Com pesquisas, mapeamentos e metodologia exclusiva, a plataforma Persora fornece orientações personalizadas para que cada líder desenvolva uma relação mais eficiente e produtiva com a sua equipe no dia a dia. “Percebemos que tinha dinheiro e saúde mental ficando na mesa e a gente trouxe essa inovação para as lideranças.”

 

Milena, que é empreendedora há mais de 20 anos, está animada com a primeira participação da Persora no Startup Summit. “Graças ao Sebrae, estaremos expondo em um dia de evento e estamos na final do Like a Boss, um programa que exercita a capacidade de síntese ao explicar a nossa solução, gera conexões e promove mentorias que potencializam o nosso desenvolvimento”.

 

De olho no mercado interno

 

Diferentemente de muitas startups que sonham com a visibilidade internacional, a capixaba Actiz, que criou um sistema de controle de qualidade totalmente nacional, faz o caminho inverso e quer desbravar o mercado interno.

 

“O Brasil tem mais de 480 mil indústrias e menos de 5% delas utilizam algum sistema de controle de qualidade. Até o ano passado, todos os nossos clientes estavam no exterior”, diz Ramon Spinassé, CEO e cofundador da startup canela-verde.

 

Spinassé salienta que, antes da Actiz, os sistemas de controle de qualidade disponíveis no mercado brasileiro eram importados. “O custo é muito alto para a maioria das empresas e o ciclo de implantação é longo, podendo levar até dois anos. Com a nossa tecnologia, o processo é feito em até 30 dias e por um custo menor”.

 

A Actiz pretende usar a visibilidade do Desafio Sebrae Like a Boss para chamar a atenção de mais empresas brasileiras. “Nossa expectativa é trazer o troféu para o Espírito Santo, além de aproveitar toda a magnitude do evento para fazer networking com parceiros estratégicos e possíveis clientes.”

 

Startup Summit 2023

 

Promovido pelo Sebrae, o Startup Summit 2023 contará com mais de 200 palestrantes e são esperadas 10 mil pessoas para um encontro entre startups, investidores e grandes nomes do ecossistema de startups. Em 2022, o Espírito Santo foi representado no evento pelas startups Mogai, Liberfly e Yooga, que se classificaram entre as melhores do Brasil. Elas ficaram em terceiro, quarto e quinto lugar, respetivamente, no Desafio Like a Boss. Para saber mais acesse: https://www.startupsummit.com.br/