Fotografia de Julio Huber, que venceu a etapa estadual, é uma das finalistas da grande final do prêmio, que será realizada em Brasília

O jornalista Julio Huber, que venceu a etapa estadual do 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) na categoria Fotojornalismo, é um dos finalistas da etapa nacional da premiação. A imagem selecionada integra a reportagem “Agricultura Regenerativa: Uma Nova Era da Cafeicultura Brasileira”, veiculada pela Revista Negócio Rural.

Os campeões nacionais do 10º PSJ serão anunciados em 24 de novembro, em Brasília. Além da disputa nas quatro categorias tradicionais – Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo –, haverá uma premiação especial dedicada ao tema “Empreendedorismo Social”.

Atuando como jornalista há 17 anos, Julio Huber acumula conquistas no PSJ. Ele já venceu a etapa estadual três vezes, sendo duas na categoria Texto e a mais recente em Fotojornalismo. Agora, avança pela segunda vez à grande final.

“Fiquei muito feliz em começar a manhã com a notícia de que estou na grande final do Prêmio Sebrae. É fundamental destacarmos iniciativas bem-sucedidas no interior do país, e a foto selecionada retrata isso”, celebra Huber.

A imagem em questão retrata o produtor rural Luiz Cláudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, em Muqui, que está realizando o sonho de converter toda a sua produção de café para o método orgânico.

Segundo o jornalista, o Prêmio Sebrae de Jornalismo representa um grande incentivo para que mais histórias de empreendedores sejam divulgadas e valorizadas. “Já estou elaborando pautas para a próxima edição do prêmio, que nos estimula a adotar uma perspectiva diferenciada sobre o empreendedorismo e a inseri-las às nossas histórias”, reforça.

O Prêmio em 2023

Neste ano, o tema central do PSJ é “A Contribuição dos Pequenos Negócios para o Desenvolvimento Econômico e Social do País”. Concorreram matérias veiculadas entre 1º de julho de 2022 e 4 de junho de 2023. A iniciativa valoriza conteúdos que exploram temáticas relacionadas à atividade empreendedora no Brasil, tais como inovação, digitalização, acesso a crédito, startups, entre outros.

Na etapa estadual, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) em setembro, quatro matérias foram premiadas nas categorias Texto, Vídeo, Áudio e Fotojornalismo.