Ação conjunta da Prefeitura de Vila Velha com a Oncoclínicas Espírito Santo quer alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce

 

Com o tema “A prevenção pede passagem”, uma ação conjunta da Prefeitura de Vila Velha e da Oncoclínicas Espírito Santo pintou de rosa três faixas de pedestres da cidade, chamando a atenção de pedestres e motoristas para a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama.

 

As faixas estão localizadas na Avenida Santa Leopoldina, em frente à sede da prefeitura de Vila Velha; na Avenida Estudante José Júlio de Souza, na praça do Ciclista, ambas na Praia de Itaparica, e também no cruzamento das ruas Ceará e São Paulo, na Praia da Costa. As pinturas serão mantidas até o final do mês de outubro.

 

No Brasil, projeções do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que devem ser registrados 73.610 novos caso da doença em 2023, o que faz dos tumores de mama os mais incidentes entre as mulheres no país, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

 

Também são estimados 11,84 óbitos a cada 100 mil mulheres no país, fazendo da doença uma das líderes no ranking das que mais matam a população feminina.

 

No Espírito Santo, foram registrados 1.443 novos casos da doença somente em 2022, aponta o Painel de Oncologia Brasil. Mas, mesmo com sua prevalência alta, se detectado em fases iniciais, o câncer tem até 95% de chances de cura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia.

 

“Realizar mamografias periodicamente a partir dos 40 anos é crucial. O autoexame permite que a mulher conheça seu próprio corpo, mas, frequentemente, ao identificar um nódulo nessa etapa, ele já não está em um estágio inicial. A mamografia possibilita a detecção de lesões minúsculas, imperceptíveis ao toque. Nessa fase, o tratamento é mais eficaz, e as chances de cura aumentam”, esclarece Roberto Lima, diretor médico da Oncoclínicas Espírito Santo.

 

Presença no Estado

 

A Oncoclínicas – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – conta com sete unidades no Espírito Santo voltadas para tratamento oncológico, distribuídas em Vitória, Vila Velha e Serra. São elas: Cecon Oncoclínicas, IRV Radioterapia Oncoclínicas, Medquimheo Oncoclínicas e Neon Oncoclínicas.