Financiada pela Suzano, construção é nova opção de renda para produtores rurais de Espora Gato

A comunidade Espora Gato, localizada no município de Caravelas, extremo sul da Bahia, inaugurou na manhã de terça-feira (24) a Farinheira Sustentável, construída em parceira com a Suzano, empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto. A cerimônia contou com a participação de representantes da Associação dos Moradores e Produtores Rurais de Espora Gato (Amper), da Suzano, da Prefeitura Municipal e da comunidade local.

O presidente da Amper, Edicleis Olímpio Lúcio, explica que a farinheira está sob administração da associação e será mais uma alternativa de renda para a comunidade. “Vivemos basicamente da agricultura, com a produção de frutas, legumes e hortaliças, mas a mandioca é nosso carro-chefe. Com a farinheira, vamos passar a fazer o processamento dentro da própria comunidade, com a fabricação de farinha, beiju e goma, agregando valor à produção e gerando renda para as famílias”, afirma.

A farinheira tem 30 metros quadrados de construção e conta com dois banheiros, área para o processamento da mandioca, área de secagem, além de ser equipada com ralador, prensa, forno elétrico e recipientes para a coleta da goma e da água da massa da mandioca, que serão reutilizadas. A estrutura tem conceito sustentável, dando destinação adequada a todos os resíduos. As sobras são utilizadas na produção de ração animal, adubo orgânico, fertilizante, inseticida ou outras formas possíveis, gerando economia para a comunidade.

“Esse é um desejo antigo da nossa comunidade, esperamos por essa farinheira há mais de cinco anos, e finalmente, com a ajuda da Suzano, estamos inaugurando. Agora é aguardar a época de colheita da mandioca, o que deve ocorrer nos próximos meses, para dar início ao processamento e comercialização”, diz Edicleis, acrescentando que a comunidade Espora Gato tem cerca de 40 famílias.

O apoio para a construção da farinheira é uma ação da Suzano de fortalecimento do relacionamento com comunidades vizinhas, que visa estabelecer diálogo com as comunidades onde a empresa tem atuação, para construção, de forma participativa, de soluções conjuntas para geração de trabalho e renda, segurança e soberania alimentar a partir do fortalecimento da agricultura familiar e suas redes.

O consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Andreone Souza, esclarece que a ação está alinhada com o compromisso social da companhia. “Nossos projetos com comunidades vizinhas focam a geração de renda e a melhoria da educação, possibilitando empoderamento, qualidade de vida e autonomia financeira às pessoas. Queremos contribuir para a diminuição da pobreza e buscamos um relacionamento saudável e diálogo aberto com as comunidades”, afirma.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br