Em sintonia com a campanha Janeiro Branco, a empresa reforça seu compromisso com a saúde mental ao longo do ano, investindo em iniciativas que promovem o bem-estar emocional de seus colaboradores.

 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam que 9,3% da população brasileira recebeu diagnóstico de ansiedade, enquanto 5,8% foi diagnosticada com depressão. Esses números ressaltam a relevância de abordar a saúde mental, especialmente no ambiente de trabalho. Nesse contexto, a campanha Janeiro Branco se destaca como um alerta para os cuidados necessários com a saúde emocional e prevenção de doenças decorrentes do estresse.

No intuito de apoiar a saúde mental dos colaboradores ao longo do ano, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, oferece recursos como o programa de EAP (Programa de Assistência ao Colaborador) e o Programa Faz Bem, composto por uma equipe multidisciplinar capacitada, que disponibiliza atendimento 24 horas gratuito via telefone (Tele Faz Bem) sobre temas como psicologia, jurídico, consultoria financeira, nutricional, social e física, entre outros, tanto para colaboradores quanto seus dependentes legais.

Além disso, a empresa disponibiliza uma plataforma de terapia online, garantindo quatro sessões mensais gratuitas a cada colaborador, além de ações como a promoção de visitas dos familiares às fábricas. E por acreditar que a saúde física está diretamente relacionada à saúde mental, a Suzano oferece ainda o Gympass, uma plataforma completa de bem-estar, incentivando o autocuidado de suas equipes.

Giovana Sampaio Gomes, analista de Qualidade de Vida da Suzano em Aracruz, enfatiza a importância dessas iniciativas no dia-a-dia da empresa. “Neste ano, trabalharemos o tema ‘Habilidades Emocionais’, com o objetivo de empoderar os colaboradores para o desenvolvimento do bem-estar e conforto emocional. Contudo, não limitamos a promoção da saúde mental apenas ao mês de janeiro; realizamos ações de atenção à saúde ao longo de todo o ano.”, informa.

A empresa também incentiva um ambiente de trabalho saudável por meio da sinergia entre os times de Saúde, Qualidade de Vida, Segurança e Recursos Humanos. Ações preventivas são desenvolvidas, alinhadas à cultura da empresa, que preza por um ambiente psicologicamente seguro. “A atuação da Suzano em segurança, saúde, qualidade de vida e facilities busca preservar a vida e criar boas condições de saúde física e mental para todos que trabalham conosco. Investimos em diferentes abordagens, desde a digitalização de ferramentas de saúde e segurança até projetos de engajamento e qualidade de vida”, finaliza Giovana Sampaio Gomes.

Com essas iniciativas, a Suzano reforça seu compromisso em promover um ambiente de trabalho que valoriza a saúde mental, contribuindo não apenas para o bem-estar de seus colaboradores, mas também para o desenvolvimento sustentável da sociedade como um todo.

 

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.